Fez parte de minha infância, assim como muito outros brinquedos, uma vez que meu pai trabalhou na Glasslite, um fabricante de brinquedos que como muitos outros, fechou as portas. Então até 7 anos de idade tive todos lançamentos sempre à mão .
Bom vamos ao meu fusca da estrela....
Orginalmente o fusca bate e volta era azul assim como este:
O meu fusca bate e volta estava assim quando resgatei numa visita à casa da minha mãe...
Sem rodas, essas eu que coloquei...
Um pouquinho detonado... Eu brinquei muuuiiitooo com ele.
Então, por tudo o que passamos juntos, não poderia ficar assim... Então decidi que deveria reformá-lo. Essas rodas comprei numa viagem aos EUA pra colocar nas miniaturas que coleciono, mas ficaram perfeitas tb no fusca.
Mas não podia ficar só nisso. Então vamos arrancar essa tinta preta... dá pra ver que eu já gostava de inventar...
Foi quando descobri, ou lembrei, que já teve outra cor, um verde igual ao fusca do meu pai, pintado a mão...
E então começei o processo de retirada com "pintoff" também do verde... e assim ficou...
Ainda não ficou pronto.... mais trabalho, mais pintoff no bombril....
e voltou o azul original do fusca bate e volta....
Obviamente não saiu tudo e o pintoff detonou um pouco algumas partes... então vamos preparar para uma repintura...
e então.....limpeza geral...
Lixa, lixa, lixa (600 d'agua), limpa, lava, seca....
e mais uma demão de Primer, ficando assim...
Agora falta um tempinho pra continuar a lixar, lixar lixar e aplicar tinta e verniz....continua a reforma do fusca bate e volta....
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Depois de um longo tempo, voltamos ao fusca.
Agora mais uma lixadinha com lixa d'água 600 para "alisar" pra pintura.
Depois é só pintar com a cor final.
Durante o tempo que o projeto ficou parado, foi possível construir uma cabine de pintura para peças pequenas e médias, que possui:
- Caixa de madeira retangular, muito simples (foto autoexplicativa).
- Lâmpada branca para iluminar a peça e facilitar o processo durante a pintura
- Dois coolers para diminuir o pó e evitar que esse pó caia sobre a pintura após o término gerando "poeira" ou "aspereza" sobre a pintura.
- Filtro de TNT para evitar que a tinta atinja o cooler. Deve ser substituido a cada 2 ou 3 pinturas para evitar que o ar seja retido (colado com cola branca).
- Lâmpada incandescente de 100w (min 60w) para ajudar a secagem da peça
- Ligação independente para cada um dos 3 componentes
E assim foi sendo feita a pintura. Dessa vez utilizei spray automotivo, pois não tinha muito tempo e o projeto não justifica ligar compressor, mangueiras, pistola, aerógrafo ou qualquer outro item complexo.
A qualidade não é top, mas fica suficientemente bom.
E assim ficou após a primeira etapa da pintura, montado novamente no chassi.
Como nem todas as peças do fusca existem, decidi fazer uma réplica de um carro da copa Fusca, assim parachoques, maçanetas, etc podem ser dispensados ou adaptados.
Então ainda faltam etapas de pintura para ficar parecido com um desses ai.
Depois outras adaptações como um rebaixamento maior, um escape esportivo, faróis estilizados e assim por diante...Falta tempo... Mas até lá vai ficar vermelhão....
Vamos ver no que dá ....
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Continuando o fusca de corrida, copa fusca, foram pintadas áreas brancas para ficar parecido com este projeto.
Continuando o fusca de corrida, copa fusca, foram pintadas áreas brancas para ficar parecido com este projeto.
E então foi pintado
Depois da secagem completa na cabine, retirada da máscara, com todo o cuidado.
Pintura também dos frisos dos vidros.
Pintura base pronta
Com a pintura base pronta, agora vem a etapa de polimento para retirada de rebarbas e imperfeições geradas na junta das cores pela fita crepe.
Foi usada a extra fina da Pérola (com abrasivo extra fino), para retirar somente alguns microns e deixar a superfície pronta, um pouco áspera no caso, para colagem dos adesivos e posterior aplicação de verniz.
A próxima etapa foi a seleção, impressão e aplicação dos adesivos com logotipo das marcas "patrocinadoras", logo da equipe (réplica Ferrari) e número do carro..

É possível notar que a pintura está ainda um pouco opaca, devido à aplicação da cera polidora.
A seguir, foram feitos novos faróis, utilizando moedas velhas de 1 centavo de euro, no tamanho quase certo para criar os novos faróis, também com o logo da VW.
Após todos adesivos aplicados, um banho de ar quente com o secador de cabelos para que os adesivos colem muito bem.
Finalizado isto, foi feita última etapa de pintura, a aplicação do verniz. O verniz foi aplicado sobre todo o carro, incluindo adesivos para proteger a pintura, selar os adesivos e principalmente trazer o brilho ao trabalho final.
E assim termina a etapa de pintura, adesivagem e envernizamento. O resultado foi muito bom, com as ferramentas disponíveis.
Ainda falta um retoque pequeno na coluna direita do teto, onde o verniz "puxou" a tinta e trouxe um pouco de vermelho, mas um esmalte resolve,
Além disso faltam detalhes das setas dianteiras, que serão pintadas e instaladas, as lanternas traseiras que serão construídas e o escapamento que também será construído, além de melhores fotos do resultado final.
Falta pouco !!!
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Detalhes finais
Fabricação artesanal das lanternas traseiras. Foram feitas com lanternas automotivas quebradas. Corte, lixamento e acabamento para chegar no resultado final necessário....
Depois, fabricação dos escapamentos especiais "copa fusca", utilizando sobras de injeção plásticas das rodas, aproveitando que são cromadas.
As sobras podem ser reutilizadas para fabricar peças com detalhes cromados ou até dourados se for o caso.
E assim ficou...
Lanternas e escapamento no lugar...
Por último, a frente foi rebaixada para ficar mais parecido com os carros da copa fusca, e aí está o resultado final...
Para um primeiro trabalho com este tipo de material, considero o resultado aceitável...
Nunca fica perfeito, sempre está faltando algo... vamos ver o que virá....
Lindo seu fusquinha parabéns e uma pena que vc usou uma carroceria azul que a mais rara de quem coleciona esses carrinhos da estrela mesmo assim parabéns
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